sexta-feira, 20 de abril de 2012

O lixo nas ruas...

 
     Todo resíduo acumulado vindo das nossas atividades é chamado de lixo. No Brasil são muitas toneladas, dizem que chega a quase 200 mil. Infelizmente, o Brasil não cuida do lixo da maneira que deveria, mas não são apenas nossos governantes que têm essa obrigação.
     Isso mesmo, cuidar! O nosso lixo precisa de cuidados. Não vou falar dos lixos hospitalares, eletrônicos, nenhum deles. Aqui vou apenas chamar a atenção para o lixo domiciliar, aquele que produzimos todos os dias na nossa residência que geralmente é constituído dos restos de alimentos, embalagens plásticas papeis e muitos outros.
    O nosso lixo vale muito dinheiro, entretanto, nós não sabemos trata-lo. Segundo, Carolina Gonçalves –Agencia Brasil O lixo domiciliar, se tivesse tratamento adequado, poderia gerar recursos da ordem de US$ 10 bilhões ao país por ano, dinheiro suficiente para beneficiar a população brasileira com cestas básicas e um plano habitacional.

   Ele chamou a minha atenção, por causa do descaso da população soteropolitana. Vejo cenas lamentáveis todos os dias nas ruas de Salvador. Quando saio tenho que saltar(sair pulando) o lixo pelas ruas. Além de ver, vasilhames de lixo transbordando, sacos mal lacrados colocados fora do dia de coleta e falta da lixeira são uns dos motivos para tantas sujeiras nas nossas ruas.
   E, o pior de todos os motivos é: A falta de educação da população que joga lixo no chão. É muito triste presenciar alguém beber água e jogar a garrafinha no meio da rua, chupar uma bala e jogar a  embalagem em qualquer lugar..
     Sei que nossa cidade é precária de latas de lixo, às vezes, estou num ponto de ônibus e não vejo nenhum lugar que posso jogar o lixo. A solução é guardar na bolsa ou esperar um lugar que eu encontre uma lixeira. Muitas vezes, chego em casa com o lixo na bolsa porque não a encontro.
   O lixo além de prejudicar a nossa saúde, deixar o ar mal cheiroso, contamina o solo e a aparência do local fica horrenda. Então, pessoas, vamos nos conscientizarmos. Sempre dizemos que o problema não é nosso, mas quando vem à bendita chuva, quem é que passa horas no trânsito por causa dos alagamentos decorrentes dos bueiros entupidos...?
      Algumas dicas para manter nossas ruas limpas são:

  • Lacrar nossos sacos de lixos;
  • Coloca-los nas portas apenas quando o caminhão do lixo passar.
  • Ainda que usemos nossas bolsas, não jogue lixo nas ruas.
  • Eduquem os pimpolhos (crianças) na mesma pratica, explicando as consequências do lixo nas ruas.
  • Aos catadores de lixos, não abram o saco do lixo e larguem expostos.
  • Recicle seu lixo.
Será que um dia passarei por uma das vias de Salvador e terei o prazer de não pular por cima do lixo? Faça sua parte.
Até mais....


ACHEI ESSE VIDEO ALEGRE E EDUCATIVO, MESMO  PARA ADULTOS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário